Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Understanding Comics

30.06.12

Understanding Comics

Scott McCloud

Harper

Foi uma leitura divertida e inspiradora sobre o mundo da Banda Desenhada.

Nota 4/5.

Já há muitos anos que tencionava ler este livro, tinha ouvido falar bem por diversas vezes e tinha bastantes expectativas. Esperava que fosse algo focado em técnicas narrativas e o mais que pudesse aprender para criar BDs mas foi algo mais, muito mais. É uma BD que expôs um olhar profundo sobre a BD, a sua linguagem, sua história e seu futuro. O poder de expressão que é potenciado pelo formato da BD e em que difere dos das outras formas como literatura, cinema e televisão.

Tem bastante conteúdo teórico e podia quase sentir que tem uma aproximação académica sobre o assunto, mas achei sempre uma leitura divertida, as páginas eram um exemplo perfeito do que estava exposto e não ficaram dúvidas que o Scott McCloud é um autor que sabe aplicar de melhor forma a narrativa em BD.

Dirige-se não só aos autores, leitores e curiosos da BD, mas a um público vasto. Acho que é um livro que conquistará o leitor, que mostra as potencialidades que só mesma a BD é capaz de ser.

No final da leitura fiquei surpreendido com o tanto que aprendi e o que posso imaginar que ainda falta.

Estou curioso com os seguintes livros do autor, Reinventing Comics e o Making Comics, que devem ser mais específicos sobre o labor da BD.

O autor continua a impulsionar a Arte que é a BD e fundou um evento anual e mundial, 24 hour comic, que consiste em desenhar uma bd de 24 páginas em 24 horas, uma autêntica maratona, e que participei pela primeira vez no ano passado na companhia da Ana C. Nunes.

Nota: um agradecimento especial à Ana Nunes por me ter emprestado o livro.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:52


2 comentários

De Ana Nunes a 28.07.2012 às 23:00

Fico contente por teres gostado do livro. O autor realemnte consegue, como um mestre, mostrar nas páginas aquilo que diz nos textos. Eu ficava vidradad a estudar as vinhetas enquanto lia o livro. É mesmo muito bom nesse aspecto.

De rui alex a 29.07.2012 às 01:06

xD acontecia-me o mesmo, parava a leitura para apreciar como algumas cenas estão especialmente bem conseguidas. Arte simples mas eficaz e engenhosa.

Obrigado mais uma vez por emprestares-me o livro, foram bons momentos.

Comentar post



Feira do Livro de Braga

Braga, 3 de Julho a 19 Julho


A ler


Goodreads: Link

.


Goodreads: Link

Sugestão


Opinião: Link
Goodreads: Link

.


Opinião: Link
Goodreads: Link

Classificação

0 - Desisti.

1 - Mau!

2 - Desgostei/indiferente.

3 - Gostei/aconselho.

4 - Recomendo!

5 - Obra-prima.



Mais sobre mim

foto do autor


Leitor

rui alex



Pesquisa

Pesquisar no Blog