Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Lusitânia n.º 1

21.01.13

Lusitânia n.º1

Colaboradores: Raquel Leite, Marcelina Gama Leandro, José Pedro Lopes, Catarina Lima, Pedro Miguel Ribeiro Cipriano, Andreia Silva, Inês Valente, Nuno Almeida, Bruno R., Inês Montenegro, Tiago Figueiras

Editor: Carlos Eduardo Nobre Cesário e Silva

Equipa: Alexandra Rolo, André Pereira, Anton Stark, Carlos Silva, Luís Carreto

 

Um fanzine que orgulha a ficção especulativa portuguesa

Nota 4/5.

 

 Tal como o editor anuncia no seu editorial, é um projecto que procura estimular o vinculo português na Ficcção Especulativa. E isso é um ponto que gostei especialmente.

Os contos em geral são bons e gostei bastante de alguns em particular. Não só colocaram a acção em terras portuguesas mas alguns ainda buscaram inspiração na cultura e história portuguesa, o que é de valor.

 

A capa, realizada pela Raquel Leite, não me atrai muito. Está muito escura e um bocadinho pixelizada, não por causa da artista, claro. Acho que não representa o projecto a que se destina. Não encontro, pessoalmente, a referência à cultura portuguesa ou à ficção especulativa. Se a personagem feminina estivesse também sob o foco de luz talvez daria outra realidade ou história.

 

O design da revista está competente mas de início causou-me impressão as margens serem infímas. Devo apontar que a página dos Colaboradores não tem os nomes de Inês Montenegro e Tiago Figueiras.

 

Sonhos numa noite de Natal, de Marcelina Gama Leandro - 4*

Um conto terno e caloroso com um final assombroso. Se não fosse a última frase era provável que acabasse confuso, não esperava que as duas realidades retratadas no conto se diluissem. Ainda assim, gostei bastante.

A ilustração da Inês Valente que acompanha o conto está um primor, retrata-o perfeitamente!

 

Vinho Fino, de Inês Montenegro - 3*

Gosto de contos em que não é preciso dar nomes às personagens. Significa que o mais importante é a história ou mesmo o desfecho desta. A premissa deste conto não é original e, por isso mesmo, esperava algo mais, que a narrativa fosse mais fascinante. A escrita parece-me óptima, os horrores descritos, os momentos de suspense, está lá muito, mas gostava que a autora fosse ainda mais longe.

O excelente frontispício criado pelo Bruno R., composto por um vector de cacho de uvas, deu um toque especial.

 

Como Portugal foi salvo pelos Pastéis de Nata, de Catarina Lima - 2*

Gostei pouco do conto, penso que podia ficar melhor. As personagens são curiosas, a história em si está engraçada, o final está cómico! Mas é a nível da escrita que podia haver um maior cuidado, há partes longas, outras apressadas, aborrecidas. São pormenores que acho que o editor podia deixar sugestões de alternativas.

Gostei das imagens ilustrativas, a Andreia Silva teve o traço e o espiríto certos.


 

Perigo a Vapor

Um pequeno interlúdio para um texto escrito pela "personagem" que já invadiu o almanaque steampunk. Aqui a ideia já resultou melhor e é uma forma gira de publicitar o almanaque, estas colaborações entre revistas é de saudar.

 

A Guerra do Fogo, de Nuno Almeida - 4*

Um conto cheio de acção e intriga e fantasia quanto baste. Achei emocionante de ler mas houve momentos em que não gostei do estilo empregado para narrar a acção. Gosto pessoal.

A ilustração do herói, que penso não estar creditada, está muito fixe.

 

A Cidade das Luzes, de José Pedro Lopes - 5*

Adorei. É, para mim, um conto perfeito, ou quase. Misterioso desde a primeira página, agarrou-me completamente e gostei do final. Uma variante do Big Brother muito bem construída.

Só há o pormenor de parecer que o fenómeno está restringido a uma cidade, talvez por causa do raio de alcance, digamos?

*spoiler* Se não se consegue registar as luzes através das máquinas como conseguiram criar os coletes? *spoiler*

 

A Passagem Uivante, de Pedro Cipriano - 3*

Gostei bastante mas achei que foi curto. Achei também que é o que tem menos de Ficção Especulativa. Perde um pouco da sua força nesta antologia, na minha opinião.

A ilustração de Tiago Figueiras está incompleta, preferência do artista, decerto, mas há aí mesmo qualquer coisa.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:29



Feira do Livro de Braga

Braga, 3 de Julho a 19 Julho


A ler


Goodreads: Link

.


Goodreads: Link

Sugestão


Opinião: Link
Goodreads: Link

.


Opinião: Link
Goodreads: Link

Classificação

0 - Desisti.

1 - Mau!

2 - Desgostei/indiferente.

3 - Gostei/aconselho.

4 - Recomendo!

5 - Obra-prima.



Mais sobre mim

foto do autor


Leitor

rui alex



Pesquisa

Pesquisar no Blog