Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Curtas

14.02.14

Vila de Cobres

Olinda P. Gil

Nota 5/5.

O meu conto favorita da autora, até agora.
É estruturado magistralmente por analepses, deixando-me juntar as peças até aos derradeiros parágrafos.
E nem é isso o que mais gostei do conto.

Na Estrada de Mértola

Olinda P. Gil

Nota 4/5.

Um conto de terror psicológico com elementos da longa e boa tradição do género "Slasher".
A escrita é clara e directa, em contraposição com o enredo sombrio, e fiquei sempre a aguardar com expectativa pela resolução.
Gostaria de ter lido mais sadismo.

The Addams Family: An Evilution

Chas Addams

Editor: Kevin Miserocchi

Nota 5/5.

Só conhecia a Família Addams pelos seus filmes, desconhecia que eram adaptações de cartoons e desconhecia o seu criador, pelo que este livro foi perfeito para mim.
Com muitas notas informativas, algumas escritas pelo próprio cartoonista, e agrupadas por cada uma das personagens, foi muito agradável conhecer as estranhas mas sobretudo ternas personagens. Muitos cartoons fizeram-me sorrir e aos poucos maravilhava-me com a natureza peculiar da família, mas alguns deles não entendi, talvez só os fãs reconheçam as ideias...
Uma grande nota para a arte. São poucos, no meu entender, os cartoonistas capazes de elaborar universos tão reconhecíveis, tão seus, mas sobretudo sumptuosos, sofisticados e com sensibilidade. Um forte uso de tons negros na casa degradante, nos quartos e no jardim descuidado, mas uma arte longe de ser suja e chata. É linda.
Um livro comemorativo (até tem cartoons que não tinham sido publicados) que cumpriu o seu propósito: querer ler mais da obra do Chas Addams.

Crónica dos Bons Malandros

Mário Zambujal

Nota 3/5.

Foi-me dito que seria um livro divertido e li com essa expectativa. Mas, como não tenho sentido de humor quanto isso, não devia ter esperado por alguns momentos de risada pois acabaram por não acontecer (excepto com algumas expressões usadas pelo autor).
Fica aqui a nota pessoal para mais tarde, ao revisitar o blog, voltar a ler o livro com outro estado de espírito.
Mas devo apontar que gostei da estrutura do livro. Foram narrados os passados de cada uma das personagens e cada um foi escrito num estilo próprio. São várias abordagens e géneros literários e resulta optimamente encarar o livro como uma antologia de contos.
De todos, a minha personagem favorita é o Figurante. A maneira como o autor descreveu de maneira similar uma luta de boxe e uma audição para um filme (a personagem foi sujeita a ambos), está muito bom.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:30



Feira do Livro de Braga

Braga, 3 de Julho a 19 Julho


A ler


Goodreads: Link

.


Goodreads: Link

Sugestão


Opinião: Link
Goodreads: Link

.


Opinião: Link
Goodreads: Link

Classificação

0 - Desisti.

1 - Mau!

2 - Desgostei/indiferente.

3 - Gostei/aconselho.

4 - Recomendo!

5 - Obra-prima.



Mais sobre mim

foto do autor


Leitor

rui alex



Pesquisa

Pesquisar no Blog