Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Bons Augúrios

25.11.12

 

Bons Augúrios

Autores: Neil Gaiman e Terry Pratchett

Tradutor: Carlos Grifo Brabo

 

Engraçado mas um pouco decepcionante.

Nota 3/5.

 

 

Segundo o meu perfil do Goodreads, demorei vários meses a ler o "Bons Augúrios", não costumo ser lento assim. Realmente não ganhei muito interesse pela história. É estranho, pois acho que está muito bem escrito e engraçado. Não de um modo hilariante, não ria propriamente a gargalhadas, mas engraçado.
O mundo vai acabar e as personagens foram colocadas no terreno, um conflito entre Céu e Inferno como delineado por um plano. Conhecemos os principais intervenientes, os seus propósitos e os preparativos para o dia do Juizo Final. Enquanto que as personagens estão bem contruidas e representam uma sátira, por tudo o que fazem pela e à humanidade, é também aqui que o livro peca. Dois terços do livro são de estas personagens a fazerem o que lhes competia, os seus juizos e resoluções,sempre de maneira curiosa e estranha, muita coisa acontecia e não via em que medida essas acções contribuíam para a história, não entendia propriamente a história. Talvez seja porque li demasiado devagar e não a acompanhava bem. Só o último terço penso que finalmente a história entrou nos seus trilhos, e tudo encaminhou para o desenlance final.

Ainda assim a cena do Juizo Final não ocupou mais que duas das mais de 600 páginas...



Mas o que desanima mais é que não reconheci o fascínio que se encontra nos livros do Neil Gaiman, aquele maravilhoso e fantástico encanto que só ele é capaz. Não senti isso, e como nunca li uma obra do Terry Pratchett é fácil achar que tomou o controlo do livro e o Neil só teve uma parte menor. Não sei.

Não deixa de ser um bom livro e não há melhor ano que o actual para ler um livro sobre o fim do mundo

 

 

A tradução parece-me muito bem e a capa sintetiza muito bem o espírito do livro.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:43



Feira do Livro de Braga

Braga, 3 de Julho a 19 Julho


A ler


Goodreads: Link

.


Goodreads: Link

Sugestão


Opinião: Link
Goodreads: Link

.


Opinião: Link
Goodreads: Link

Classificação

0 - Desisti.

1 - Mau!

2 - Desgostei/indiferente.

3 - Gostei/aconselho.

4 - Recomendo!

5 - Obra-prima.



Mais sobre mim

foto do autor


Leitor

rui alex



Pesquisa

Pesquisar no Blog